Daisypath - Personal pictureDaisypath Wedding tickers

terça-feira, 8 de março de 2011

O mini curso de vinho

Dentro da vinícola Aurora fizemos um mini curso de vinho. Eu nem esperava muito, mas me surpreendi. Foi simplesmente fantástico! Tivemos sorte de contar com uma ótima professora, a Luciele, que nos deu o curso, adora o que faz. Dá para ver de longe. Parentêses, Bento foi feita para receber turistas em q-u-a-l-q-u-e-r somos bem atendidos. Todos muito simpátics, atenciosos e receptivos. Mas aí no curso aprendi a degustar um vinho. Conseguimos avaliar o vinho através dos nossos sentidos: visão, olfato, paladar e tato. Perderam minha cara de feliz ao cheirar o vinho e identificar o cheiro de chocolate. Experimentamos cerca de 12 garrafas entre vinhos, espumantes e um delicioso suco de uva.

O melhor de tudo? A felicidade do Mateus depois de conseguir fazer a sabragem (abrir com o sabre - uma espécie de espada - a garrafa de espumante. 

Historinha bacana: a vinícola se chama Aurora porque enquanto um dos fundadores da cooperativa trabalhava  na obra, as filhas gêmeas dele levavam a marmita para os demais trabalhadores. Uma se chamava Aurora, a outra Áurea (mesmo nome em italiano). As duas ainda vivem, mas hoje moram em Porto Alegre.

Regra básica: 
peixes, frutos do mar e carnes brancas, com vinho branco. 
Carnes vermelhas e molhos vermelhos, com vinho tinto.
Sobremesas, com vinhos doces.

Dicas: 
- Não devemos beber vinho com: sorvete (não tem estrutura), frutas citrícas ou saladas de frutas que as contenham (irá acentuar a acidez do vinho), saladas com vinagre e alcachofra crua.
- Use, para cozinhar, um vinho que você beberia. Vinho fracos ou defeituosos tornala receita igualmente fraca. 
- Quando for tomar sopas, experimente adicionar um pouco do vinho que pretende beber dentro do caldo fervente.
- Pratos tradicionais de uma região vão bem com vinhos da mesma região.

Preparados para a aula

Luciele iniciando o curso

Atenção: enólogos da Aurora recomendam essa taça para degustar o vinho

E essa taça de espumante

Sim, experimentamos cada um deles

Ó o guri louco de faceiro depois de abrir a espumante com o sabre

Nenhum comentário:

Postar um comentário