Daisypath - Personal pictureDaisypath Wedding tickers

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Depressão pós-núpcias, pode?

Pode, de acordo com essa matéria aqui. A reportagem afirma que muitas noivas ficam mais preocupadas com a festa em si do que com o enlace propriamente dito. Eu também acho que, na maioria das vezes, é isso que acontece e a maior prova disso é o aquecimento do mercado casamentício. Nunca se ouviu falar tanto em casamento e nunca se pensou em tantos detalhes, mimos e frufrus. Antes casava e pronto, hoje a noiva acha mil diferenças entre um rosa e ourto, fica horas pensando na dobradura do guardanapo, na paleta de cores, na identidade visual do casamento...estão vendo? Quem ouvia falar disso pouco tempo atrás? Hey, eu não estou me incluindo fora dessa, que fique bem claro, eu criei até um blog para falar de um dos meus assuntos preferidos. Deve ser estranho para algumas pessoas entenderem esse mundinho das noivas, casamentos, lua de mel, sim, eu sei, para mim é muito, muito estranho entender como uma mulher não quer casar e ter filhos. 


Se você casou e está sentindo um desapontamento e um vazio é melhor procurar ajuda, pois esses são sintomas da depressão pós-nupcial. Um dia eu disse para a minha terapeuta "acho que vou ter depressão depois do casamento" e confesso que me preocupei quando ouvi ela dizer "aham". Quem já fez terapia deve entender quando eu digo que fiquei apreensiva com o "aham". Que nada, ela sempre diz que a vida é assim mesmo: hoje o casamento, amanhã o apartamento, depois os filhos, aí a reforma do apartamento...


Casar é um sonho antigo, de quando eu era criança, aquela coisa de vestido, véu e grinalda isso tudo vem antes do Mateus, realmente, mas depois de conhecer ele é que descobri o verdadeiro sentido do sim dito no altar, porque eu queria muito ter uma festa, claro! Mas tenho certeza que meu coração vai sair pela boca quando a porta da Igreja abrir e eu estiver no altar ao lado dele porque será nosso compromisso diante de Deus e das pessoas que mais amamos, será na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, será por todos os dias das nossas vidas. E só...


Google
Achei uma reportagem bem legal sobre assunto na Marie Claire, traz depoimento de mulheres que passar por isso e superaram o problema. Para ler, clique aqui. E olha o dado que a matéria traz: nos Estados Unidos, onde o fenômeno é conhecido como post wedding blues, estima-se que 5% das recém-casadas apresentem um grau avançado de tristeza. Mas nada de pânico, uma escritora america, autora de livro sobre o assunto diz que este é um sentimento normal.

Um comentário:

  1. Oi, Márcia! Enfim, eu aqui outra vez! rsrs
    Adorei o post e é bem assim que acontece... discutimos muito isso com as meninas que casaram recentemente, lá no NoivasRS! E por mais que se tenha outras preocupações depois do casamento, essa tristeza bate sim, e não só nas noivas (tem vários noivos que acabam se envolvendo nos preparativos e tem comentado que bate o "tédio" depois, pq não tem mais nenhuma visita, reunião ou degustação pra fazer! rsrs
    Super bjo!

    ResponderExcluir